Abaixo é apresentado um resumo dos assuntos discutidos em cada uma das reuniões realizadas pelo Conselho de Administração da Companhia Águas de Joinville.
Data da reunião
|
Pauta
|
Manifestação de Thiago e ata
|
27/01/2022
|
1) Disponibilização do Resultado Dezembro/2021 Acumulado
2) Proposta de aumento de Capital Social
3) Disponibilização do Relatório 2021 do CAE
4) Calendário de Reuniões 2022
5) Mapa de Riscos
6) Tabela de Níveis de Alçadas (Treinamentos)
7) Disponibilização do Relatório de Obras
8) Atualização sobre os trabalhos e contrato com a AFD
9) Atualização de Mercado
10) Status da Vertente Leste (Eng. Cesar R. Meyer e
11) Assuntos Gerais.
|
Os conselheiros, por unanimidade, aprovaram o aumento de capital nos termos dispostos no Estatuto Social, com a capitalização de parte da Reserva de Lucros no valor de R$ 33.230.506 (Trinta e três milhões, duzentos e trinta mil, quinhentos e seis reais), com a emissão de 3.323.050 (três milhões, trezentos e vinte e três mil e cinquenta) ações ordinárias nominativas. Assim, após a incorporação de parte das reservas o valor do Capital Social integralizado será de R$ 321.933.386. O Conselho ponderou que a aprovação da capitalização das reservas é necessária, inclusive para fazer frente a todos os projetos de investimentos da Companhia já aprovados. Thiago apresentou o Mapa de Riscos 2022. Aprovado. Status da Vertente Leste (Eng. Cesar R. Meyer apresentou projeto de contratação do esgotamento sanitário da Vertente Leste, composto pelos bairros Iririu, Jardim Iririu, Aventureiro e Comasa. A região possui atualmente 107 mil habitantes e tem a previsão de alcançar até o final do projeto, 180 mil habitantes com mais de 49 mil economias de esgoto. Estão sendo avaliados os tipos de contratação que viabilizariam a antecipação desta obra, com a finalidade de antecipar também o atingimento do marco do saneamento para a cobertura de esgoto (90% até 2033). Dentre os estudos prévios foram mostrados alguns cenários como uma contratação de locação de ativos, PP Administrativa e sub-concessão de água e esgoto ou sub-concessão de esgoto da Vertente Leste mais o sistema Jardim Paraíso. A fim de avaliar se efetivamente estas possibilidades são viáveis será contratada uma consultoria para apoiar a CAJ na elaboração do modelo técnico-financeiro assim como avaliação jurídica das possibilidades. Mensalmente será apresentado status da evolução do projeto.
Ata .::.
|
24/02/2022
|
1) Prévia das Demonstrações Financeiras 2021 c/ Relatório da Administração
2) Disponibilização do Resultado Janeiro/2022
3) Apresentação do Plano de Ação PDD
4) Apresentação de Resultado PPR e PREV 2021
5) Renovação do Contrato de Auditoria Externa (Art. 142, IX, Lei 6.404)
6) Proposta de alteração da forma de contratação da Diretoria
7) Disponibilização do Reporte de Riscos
8) Status PI
9) Disponibilização do Relatório de Obras
10) Atualização de Mercado
11) Status da Vertente Leste (Eng. Cesar R. Meyer)
12) Assuntos Gerais
|
Thiago apresentou os resultados preliminares do PPR e PREV 2021. Aprovado pelo Conselho. Foi sugerida reunião extraordinária para apresentação detalhada dos indicadores e metas de 2022 e do contrato de manutenção. O Conselho deliberou, por unanimidade, pela alteração para contratação da Diretoria por regime celetista, com todos os direitos, benefícios, e contrato individual com cláusula de hipersuficiente. O Conselho acatou a sugestão da Procuradoria Geral do Município de encaminhamento para Câmara de Vereadores de Joinville e está de acordo com as condições contratuais para a formalização com a Agência Francesa de Desenvolvimento.
Ata .::.
|
17/03/2022
|
1) Aprovação da Redação final sobre a alteração da forma de contratação da Diretoria
2) Demonstrações Financeiras 2021 c/ Relatório da Administração
3) Disponibilização do Resultado Fevereiro/2022
4) Minuta da política de sustentabilidade
5) Verba extraordinária - estratégia de melhorias/manutenção
6) Status da Vertente Leste (Eng. Cesar R. Meyer)
7) Eleição dos Diretores (recondução novo mandato)
8) Apresentação da pesquisa de remuneração dos diretores
9) Metodologia PPR novo ciclo
10) Prévia do Relatório de Sustentabilidade 2021
11) Matriz de Riscos 2022: inclusão da análise da guerra entre Rússia e Ucrânia, deliberação de contramedidas
12) Disponibilização do Reporte de Riscos
13) Disponibilização do Relatório do Canal de Denúncias
14) Status PI
15) Disponibilização do Relatório de Obras | Status
16) Atualização de Mercado -
17) Assuntos Gerais.
|
Foi apresentada a nova metodologia do PPR. Thiago manifestou receio quanto às metas, porém, frente ao valor já licitado das obras (mais de 70%),
ao aumento dos recursos humanos nas áreas e a revisão de diversos processos críticos para a realização das metas, manifestou concordância.
Foi apresentada pesquisa salarial dos cargos de direção pela Leme Consultoria.
Tendo em vista a defasagem existente entre os valores de mercado e os valores praticados na CAJ, os conselheiros estavam inclinados a
conceder um aumento no valor fixo dos diretores. Thiago se posicionou contrário, alegando que: a) os cargos de direção tendem a ter um viés político (indicações do acionista),
não se sujeitando a processos seletivos totalmente técnicos,
b) qualquer defasagem salarial deve ser analisada na sua totalidade (e contextualizada), devendo ser estendida para todos os cargos da CAJ,
c) a prática de mercado é a concessão de remuneração variável diferenciada aos gestores, atreladas a metas de desempenho.
Desta forma, os conselheiros optaram por alterar para remuneração variável, concedendo uma gratificação no valor de 2 vezes o PPR.
Importante: Na ocasião da reunião entendi que o total de salários para os diretores seria de até 4 salários. Infelizmente, foi um entendimento equivocado, pois o valores apresentados na reunião seguinte (da qual não mais participei) mostraram que esse valor poderia chegar até 6 salários, o que considero desproporcional.
Ata .::.
|
Todos os funcionários da CAJ podem enviar sua sugestões e demandas, clicando
.