Reuniões do Conselho - 2019

Abaixo é apresentado um resumo dos assuntos discutidos em cada uma das reuniões realizadas pelo Conselho de Administração da Companhia Águas de Joinville.

Data da reunião Pauta Manifestação de Thiago e ata
12/12/2019 1) JSCP/Dividendo - Pagamento em Janeiro/2020 2) Apresentação do Projeto de Lei 17/2019 Serra Dona Francisca 3) Proposta de Calendário de Reuniões 2020 e 4) Assuntos Gerais: Parecer Jurídico sobre prazo máximo para cobrança de tarifa vencida. Foi autorizado o pagamento de JSCP, conforme previsão estatutária, a ser feito mensalmente a partir de janeiro de 2020. Foi dado conhecimento aos conselheiros de que o projeto de lei 17/2019 foi aprovado e convertido na Lei 8.773/2019 que dispõe sobre o transporte de Produtos Perigosos na SC 418 - Rua Dona Francisca entre a BR - 101 e a linha demarcatória da Sede do Município de Joinville. A referida lei se encontra aguardando sua regulamentação que deverá ocorrer nos próximos 180 dias. Na linha do que foi sustentado inúmeras vezes por este colegiado, quanto a sua gestão de risco, vislumbra-se que a lei inaugurou um avanço importante em relação a proteção ao sistema de abastecimento de água de Joinville. Foi incluído em pauta a minuta do Código de Conduta e Ética aplicado a fornecedores, o qual foi apresentado e aprovado. Ata .::.
28/11/2019 1) Em Reunião Ordinária: 1) Apresentação do Orçamento 2020-2024 2) Política de Integridade 3) Disponibilização das Contas de Outubro/2019 4) Relatório de Status das Obras - Outubro/2019 e 5) Assuntos Gerais. Em Reunião Extraordinária: 1) Disponibilização das Contas de Setembro/2019; 2) Relatório de Status das Obras - Setembro/2019 3) Apresentação do Projeto Esteira de Cobrança e 4) Assuntos Gerais: a) Status DNA Liderança. Em Reunião Ordinária: Foi apresentada proposta de Orçamento 2020 - 2024. O Conselho aprovou o orçamento para o referido período, pontuando, no entanto, que na revisão orçamentária 2021 - 2025 sejam validadas as projeções para o período, com o objetivo de confirmar a realização do quantitativo de 1,5 faturamentos de reserva de caixa. Thiago apresentou a Política de Integridade da CAJ, a qual foi aprovada. Foram disponibilização as Contas de Outubro/2019 e o Relatório de Status das Obras. Em Reunião Extraordinária: Foi apresentado o projeto de cobranças de dívidas classificadas como PDD, bem como, os referidos prazos de parcelamento. O Conselho aprovou as regras de parcelamento, bem como, os percentuais de entradas e os prazos de parcelamento, exclusivamente para débitos não alcançados pela prescrição. Foi apresentado o status do programa DNA Liderança para conhecimento do Conselho. Ata .::.
31/10/2019 1) Disponibilização das Contas de Setembro/2019 2) Relatório de Status das Obras - Setembro/2019 3) Apresentação do Plano de Vendas 4) Apresentação do Projeto Esteira de Cobrança 5) Assuntos Gerais: 5.1) Status Obra da ETE Jarivatuba 5.2) Status DNA Liderança e 5.3) Participação do CONSAD na 15ª Conferência Internacional Anual sobre Gestão do Conhecimento (ICKM) e o II Seminário de Universidades Corporativas e Escolas Governamentais (SUCEG) site oficial: http://suceg.ufsc.br/. O maior tempo da reunião foi dedicado à apresentação do Plano de Vendas. A apresentação do Projeto Esteira de Cobrança ficou para a reunião do dia 27/11/2019. Thiago não participou desta reunião, pois a data da mesma coincidiu com o seu período de férias. Ata .::.
23/09/2019 1) Disponibilização das Contas de Agosto/2019 2) LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados 3) Reporte de Riscos Estratégicos - PE 2020 - 2024 4) Relatório de Status das Obras - Agosto/2019 5) Apresentação do Programa Águas para Sempre e 6) Assuntos Gerais: Apresentação do Perfil DISC CONSAD. Thiago apresentou juntamente com Cícero o Projeto de Implantação da LGPD pela CAJ, cuja a data de conclusão está prevista para 29/05/2019. Thiago realizou também o Reporte dos Riscos Estratégicos decorrentes da Revisão do PE 2020-2024. Luana e Kamilo destacaram os avanços obtidos no cumprimento do PI no corrente ano. Ata .::.
09/09/2019 Reunião Extraordinária: 1) Garantia de Universalização 2) Reajuste da Administração Foram apresentados os cenários envolvendo o Plano Diretor de Esgoto da CAJ (Universalização) e a capitalização de reservas, bem como, as possíveis ações a serem construídas ao longo dos próximos anos. Ficou definido que o assunto será objeto de novas simulações a serem realizadas até o término do presente exercício. O reajuste da Administração foi aprovado, pois seguiu a mesma condição do reajuste dos funcionários. Ata .::.
27/08/2019 1) Disponibilização das Contas de Julho/2019 2) Manifestação sobre as contas do 2º Trimestre/2019. Anexos: Relatório da Auditoria Independente e Ata de Reunião do CONFISC 3) Premissas Orçamentárias 4) Relatório de Status das Obras - Julho/19 5) Levantamento dos motivos do atraso nos Investimentos Julho/2019; 6) Apresentação do Resultado da Pesquisa de Clima na CAJ 7) Apresentação do Resultado da Pesquisa de Satisfação 8) Assuntos Gerais. Com a análise do relatório da Auditoria Independente, o Conselho se manifestou favorável às contas do segundo trimestre de 2019. Foram também discutidas e aprovadas as premissas orçamentárias. Thiago pediu a consideração de cinco anos no plano plurianual ao invés de quatro, com o objetivo de contemplar o período exigido no Plano de Negócio e Estratégia de Longo Prazo. Cícero apresentou os resultados das pesquisas de clima e satisfação, destacando os aspectos positivos e as oportunidades de melhoria. Ata .::.
19/07/2019 1) Disponibilização das Contas de Junho 2) Relatório de Status das Obras 3) Levantamento dos motivos do atraso dos Investimentos Junho/2019 4) Status do Programa Vamos Tratar Joinville 5) Apresentação Cronograma Orçamento 2020-2024 6) Assuntos Gerais. Abordou-se a necessidade de enfrentar com a devida urgência pontos sensíveis que poderão eventualmente impactar no objeto fim da Companhia, tal como contaminação ambiental por resíduos tóxicos, escassez hídrica, entre outros. Nessas hipóteses, impõem-se o contingenciamento de riscos e respectivas ações que deverão ser parametrizadas pela Companhia. Adicionalmente foi sugerido como pauta para próxima reunião o enfrentamento do assunto LGPD - Leis Geral de Proteção de Dados. Ata .::.
27/06/2019 1) Disponibilização das Contas de Maio 2) Manifestação sobre as contas do 1º Trimestre/2019. Anexos: Relatório da Auditoria Independente e Ata de Reunião do CONFISC 3) Levantamento dos motivos do atraso dos Investimentos Maio/2019 4) Regimento do Comitê de Elegibilidade 5) Assuntos Gerais. Foi aprovado o Regimento do Comitê de Elegibilidade. Foi solicitada a inclusão da apresentação do projeto para implantação do Programa de Qualidade de Pavimentação e Serviços, e solicitada a criação da Assessoria Técnica vinculada à Diretoria Técnica. A deliberação sobre o assunto será retomada em discussão futura do Conselho. Ata .::.
31/05/2019 Reunião extraordinária: 1) Destituição da Diretora Técnica 2) Nomeação para o cargo de Diretor Técnico Apesar do bom histórico do novo diretor, Thiago e Sidney manifestaram preocupação pelo fato do diretor advir de empresa privada (2° maior grupo privado do Brasil) e ter garantia de apenas 1,5 anos na CAJ. Diretoria mencionou que submeteu ao novo diretor Termo de Sigilo / Confidencialidade para evitar o uso de informações da CAJ para outros fins posteriormente. Ata .::.
17/05/2019 1) Plano de Comunicação 2) Disponibilização das Contas de Abril 3) Levantamento dos motivos do atraso (desvios) dos Investimentos Abril/2019 4) Apresentação do Estudo da Internalização 5) Assuntos Gerais. Thiago sugeriu a apresentação de simulado sobre opções de aplicação financeira para os recursos em caixa da CAJ, com vista a oportunizar um rendimento melhor do que os atuais CDBs. Ata .::.
24/04/2019 1) Aprovação das Contas Nov/Dez 2018 2) Apresentação das Contas do 1º Trimestre/2019 3) Justificativa realocações entre itens de investimento - 1º Trimestre 2019 4) Relatório de Sustentabilidade 5) Plano de Comunicação 6) Levantamento dos motivos do atraso (desvios) dos Investimentos 1T 2019; 7) Informações sobre o Booster da Florianópolis e Rede de Esgoto instalada; 8) Assuntos Gerais. Quanto ao Plano de Comunicação, Thiago recomendou que fossem utilizadas as médias dos percentuais de investimento em publicidade das empresas municipais de saneamento já presentes na pesquisa apresentada. Fábio Girolla, por sua vez, sugeriu que fosse feita pesquisa junto as empresas da região de SC. Cícero recomendou um corte de 15%, visando adequar à mesma premissa praticada na CAJ. Ata .::.
21/03/2019 Reunião extraordinária: 1) Reapresentação do Item Investimentos no Orçamento 2019-2021; 2) Carta Anual de Governança e Políticas Públicas 3) Plano de Negócio e Estratégias de Longo Prazo 4) Assuntos Gerais. Cícero apresentou detalhamento dos motivos de atraso do PI muito interessante (fatores internos e externos), Thiago elogiou o trabalho. Este detalhamento permitirá ações mais precisas e assertivas. Os documentos: a) Carta de Governança e Políticas Públicas, b) Plano de Negócios e Estratégias de Longo Prazo foram aprovados. Ata .::.
14/03/2019 1) Relatório da Administração e das Demonstrações Financeiras do Exercício de 2018 2) Proposta sobre a destinação do lucro líquido do exercício, de dividendos e JSCP; 3) Aprovação dos Cenários Orçamentários; 4) Carta Anual de Governança e Políticas Públicas 5) Plano de Negócio e Estratégias de Longo Prazo 6) Regimento da Diretoria Executiva 7) Regimento do Comitê de Ética 8) Feedback sobre a Avaliação da Administração; 9) Assuntos Gerais. Thiago apresentou os documentos: a) Carta de Governança e Políticas Públicas, e b) Plano de Negócios e Estratégias de Longo Prazo. Thiago também apresentou o feedback da avaliação da Administração (Pesquisa realizada junto ao CONSAD e CONFISC). A avaliação considerou: Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Colegiada, Diretor-Presidente e cada um dos Diretores, individualmente. Ata .::.
21/02/2019 1) Apresentação das contas Novembro e Dezembro/2018 2) Apresentação das contas de Janeiro/2019 3) Política de Transação com Partes Relacionadas 4) Assuntos Gerais. Thiago apresentou proposta de formulários para avaliação do desempenho da Administração. A proposta foi construída em reunião realizada pelo Comitê incumbido deste assunto. A estrutura básica dos formulários é baseada no padrão da SEST - Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Governo Federal. Os formulários visam avaliar o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, a Diretoria Colegiada, o Diretor-Presidente e os demais Diretores. Pela primeira vez a Administração da CAJ será avaliada em termos de performance. Os resultados serão apresentados ao Conselho no dia 14/03 e levados para conhecimento do Acionista. O Conselho também manifestou preocupação com o término da concessão da CAJ. Desta forma, solicitou estudo sobre alternativas para resolução da situação o mais breve possível, uma vez que este é o maior risco estratégico da organização. Ata .::. Apresentação Instrumentos de Avaliação
31/01/2019 1) Aprovação das contas Novembro e Dezembro/2018 2) Apresentação do Resultado do Planejamento Estratégico 2018 3) Apresentação do Resultado do PPR 2018 4) Aprovação das Metas do Planejamento Estratégico 2019 5) Aprovação do PREV/PPR 2019 6) Divulgação da Ata do Comitê de Auditoria Estatutário - CAE 7) Nomeação do Diretor Comercial, Adm e Financeiro 8) Assuntos Gerais. Thiago fez a apresentação dos resultados obtidos no Planejamento Estratégico e PPR em 2018, bem como apresentou as novas metas propostas para 2019. Estas metas já haviam sido validadas entre os diretores e seus respectivos gerentes. O PPR teve mudança em sua estrutura de pesos. Os projetos estratégicos que tinham o peso de 10% em 2018 passaram a ter um peso de 30%, tendo em vista o aumento substancial do número de projetos estratégicos em 2019. Outra mudança foi a inclusão da perspectiva estratégica “Processos de Apoio”. Essa também foi uma demanda solicitada por Thiago, uma vez que não haviam indicadores relacionados às atividades de apoio da empresa. Tanto as metas do Planejamento Estratégico quanto a nova estrutura do PPR foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho. Ata
Todos os funcionários da CAJ podem enviar sua sugestões e demandas, clicando aqui.
Imagens

Reunião de Feedback - ETA Cubatão - 20-12-2019
Reunião de Feedback - Sede - 03-12-2019
Apresentação da Política de Integridade e da Proposta de Implantação do Programa de Integridade da CAJ - 28-11-2019
Apresentação do modelo de governança da CAJ para diversas estatais catarinenses - Florianópolis - 27-09-2019
Reunião de Feedback - Sede - 06-08-2019
2° Visita às obras da CAJ - 01-08-2019
2° Visita às obras da CAJ - 01-08-2019
Reunião de Feedback - Sede - 22-05-2019
Reunião de Feedback - Sede - 07-03-2019
Apresentação da proposta de metas do PE e PPR para 2019


No quadro abaixo seguem listadas as demandas recebidas de funcionários da CAJ (clique na figura para ampliar):


No quadro abaixo seguem listadas as apresentações feitas por Thiago ao Conselho (clique na figura para ampliar):


No quadro abaixo seguem listadas os comitês dos quais Thiago participou (clique na figura para ampliar):